domingo, 7 de agosto de 2011

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (INTERCÂMBIO ITÁLIA-BRASIL- FORTALEZA)



ABERTURA - ENCONTRO DOS JOVENS DE DIFERENTES CIDADES (TURIM, VÁRZEA PAULISTA, SANTOS, BELO HORIZONTE, SALVADOR, RIO BRANCO E FORTALEZA)

Dia: 01 de agosto de 2011
Local: Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza - IMPARH

Fala de abertura da Presidente do IMPARH

          "  Estaremos desenvolvendo nessa semana uma programação iniciada no último sábado dia 30 de julho e que se estenderá até o dia 6 de agosto. A realização desse seminário é fruto de um trabalho que vem sendo cuidado pelo governo da prefeita Luizianne e que visa a aproximação entre as diferentes culturas e a troca de experiencias entre os povos de diversas nacionalidades. Dessa forma, a prefeitura integra de forma magistral órgãos de governo que lidam com o fazer de novas práticas e contribuem para uma nova mudança de mentalidade, tais como: a SECULT-FOR, SDH e as coordenadorias da Diversidade Sexual, das Mulheres, dos direitos da Pessoa Idosa, da Promoção da Igualdade Racial, das Pessoas Com Deficiência e da Juventude.

            O IMPARH, FUCET, COPERI, Coordenadoria de JUVENTUDE e o CUCA  estão diretamente envolvidos nessa atividade que amplia vários horizontes de pensar a nossa cidade em toda sua dimensão cosmopolita. O intercâmbio é uma das formas mais preciosas para se buscar a cooperação entre as experiencias exitosas experimentadas pelas comunidades de todo o mundo. Essa troca é fundamental para que possamos perceber que não estamos sós e que os problemas das pessoas que vivem nas cidades, sejam elas pequenas vilas ou megalópoles são, na maioria das vezes semelhantes, por isso que acreditamos que Fortaleza tem um diferencial importante pois executa políticas públicas que visam proporcionar aos munícipes o acesso ao estudo bilíngue, proporcionando aos seus jovens formação suficiente para que tenham acesso aos conhecimentos produzidos pelas diversas culturas mundiais.

            Somos um governo preocupado com as pessoas, o ambiente, a cultura, a diversidade, a violência que se insurge sobre todos nós. As nossas ações estão sempre voltadas para transformação de um modelo distante dos apelos mais prementes do povo; temos promovido, em parceria com diversas instituições governamentais e da sociedade civil, campanhas que visam combater quaisquer formas de discriminação, de violência, segregação racial, social e sexual. Somemos a tudo isso o modelo de participação popular adotado que é, sem dúvida, um corte propositivo para o aprofundamento da democracia e de um modelo de governo socialista que promove a paz e a justiça social nas cidades, e nas nações.

            A solidariedade é um sentimento que nos unifica e nos mantém vigilantes na construção de uma sociedade pautada na dignidade e no respeito mutuo.

            Encerro minha fala citando um dos maiores defensores mundiais da pluralidade cultural, o argentino Néstor Garcia Cancline. Um intelectual que há década dedica seus estudo para que a humanidade compreenda que é necessária e frutífera a convivência com as diferenças.
Em sua brilhante obra “Culturas híbridas”, afirma:

Para promovermos a democratização não do acesso aos bens culturais mundiais e a capacidade de combinarmos os repertórios, que essa época global expande é necessário, antes de tudo, ações políticas e econômicas. Entre elas, quero destacar, a urgência de que os acordos de livre comércio sejam acompanhados por regras que ordenem e fortaleçam o espaço público transnacional. Um dos requisitos para isso é que, ademais, globalizemos e universalizemos o conceito de cidadania,  para que as culturais multinacionais derivadas de migrações em massa sejam reconhecidas em uma concepção mais aberta da cidadania, capaz de abranger múltiplas pertenças.

            Sejam bem vindos(as) a Fortaleza Bela e que os nossos caminhos nos conduzam a realização coletiva da felicidade que os jovens inspiram: para os dias e tempos que virão depois de nós.

            Forte abraço!"

Maria Íris Tavares Farias
Presidente Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos de Fortaleza-CE, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário