sexta-feira, 24 de maio de 2013

FÓRUM NACIONAL DE COMUNICAÇÃO DIGITAL EM FORTALEZA – WEBFOR 2013




FÓRUM NACIONAL DE COMUNICAÇÃO DIGITAL EM FORTALEZA – WEBFOR 2013
Íris Tavares (*)

  O Ceará, entre os estados brasileiros, tem merecido destaque quando se debate a democratização da comunicação. A realização da terceira edição da WebFor é legítima e se fortalece mediante a participação da sociedade e das mídias que constituem um instrumento por meio do qual as vozes e o coletivo de ideias buscam comunicar, interagir.

   Fortaleza tem uma história de protagonismo invejável. Como exemplo, vale ressaltar a memória desta cidade, que desde 1956, está interligada por cabos submarinos, que são fruto de uma tecnologia que permite interligar países e continentes. A cidade de Fortaleza é a porta de entrada para as redes internacionais de telecomunicação. O Brasil, pela sua dimensão continental, utiliza o cabo submarino para interconectar toda a sua costa. A Terra da Luz, a mesma de Dragão do Mar, cuja luta pela liberdade não é tão remota, atravessa as águas claras do oceano Atlântico.

                Em 1998, o modelo neoliberal deu conta da privatização da primeira subsidiária da Telebrás no território cearense. Os tucanos de plantão venderam um dos maiores patrimônios públicos: a Telecomunicações do Ceará S/A. Somado a isso, o império privado da comunicação é rentável para uma elite, cujo poder econômico interfere no poder político, um dano irreparável à democracia.

  A ciência declara que nada é por acaso, nada é tão natural. Valer-se do rasgo memorial dos fatos de uma trajetória recente no cotidiano da sociedade e do movimento social é viver e ensaiar formas de resistir e sobreviver aos golpes insanos do sistema capitalista. A ágora continua sendo o círculo das vozes, das falas, agora, em tempo e espaço cibernético e virtual, porque a alma, a anima, os sentimentos, os anseios pela liberdade, os direitos humanos, a comunicação e o diálogo entre os povos continuam sendo uma necessidade na caminhada dos seres humanos.

        Por isso valorizar, mobilizar e promover o debate da democratização da comunicação é de fundamental importância nos dias atuais. Urge que a sociedade brasileira possa compreender que conectar o mundo requer mobilização de recursos humanos, técnicos e financeiros que possam dar conta das metas de conectividade estabelecidas no marco da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI). As iniciativas locais e regionais configuram-se como um esforço legítimo que deve somar-se ao enfrentamento permanente em busca da redução da brecha digital em todo mundo.

              Bem-vindos ao Fórum Nacional de Comunicação Digital em Fortaleza, parceiros da blogosfera, blogueir@s do Brasil e das Américas. Cabe um inteligente e precioso debate sobre a democratização da comunicação. Salve!

(*) Historiadora e mestra em Políticas Públicas e Gestão na Educação Superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário