quarta-feira, 25 de maio de 2011

O MEIO QUILO (POESIA)

O MEIO QUILO

Saia diminuta
Sobre pernas magricelas
Birutas
E loira quase verde
Exibe na rua
Barriga seminua
Vertigem
Prazer
Doce peito de garapa de cana
Sem cama
Sem ama
Acalenta no sonho da rua
O filho
O meio quilo
Que está para nascer!

Extraído de
"À Sombra dos
 Quintais", de Íris Tavares
Fortaleza, Novembro, 2008.
Tecnograf - Gráfica e Editora

terça-feira, 24 de maio de 2011

SERES ALADOS (POESIA)

SERES ALADOS

Pela casa mansamente deslizam
O riso, o estar contente.
E a súbita tristeza que nos aflige
Somos naus perdidas
Aqui dentro, lá fora.

E o sentimento pássaro
Que nos faz infinitamente libertos
Põe-nos irmãos atentos, regenerados
Protegidos por essa plumagem
Invisível de seres alados

 
Extraída do Livro "À Sombra dos Quintais" de Íris Tavares.
Fortaleza, Novembro, 2008. Tecnograf - Gráfica e Editora.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

UMA EDUCAÇÃO QUE BEIRA O CAOS - 1/4


Há tempos, vivemos numa sociedade de cultura bélica,  onde a educação é um instrumento utilitário que avança pelos caminhos abstratos e circunstanciais a combinar interesses de dominação e poder. E mesmo que se procure  atualizar, peca por vínculo à uma tradição de comportamento abusivo, centralizador e extremista. Este fato atrai algumas angústias: os angustiados são aqueles que não se contentam com a superficialidade e a falácia de um marketing  midiático que leva vantagem em empobrecer o pensamento de muitos. Os gastos de US$ 110 bilhões são estratosféricos, para apoiar regimes corruptos e impopulares, tais como os Afeganistão e Paquistão e outros eventos que envolvem o mundo árabe no desmonte de algumas ditaduras .O pano de fundo é a velha e postulada democracia. Por outro lado, pode-se imaginar que esse esbanjamento, ao invés de sustentar o regime afegão e o exercito paquistanês, deveria ser usado para alívio da dívida externa dessas nações, bem como escolas nesses países e bolsas para as Universidades (nos Estados Unidos) para jovens egípcios e tunisianos que tiveram a coragem de derrubar os regimes deformados por idéias fundamentalistas.

domingo, 22 de maio de 2011

UMA EDUCAÇÃO QUE BEIRA O CAOS - 2/4


 A opção dos EUA só reforça a compreensão de um modelo de educação que em curso fortalece o sistema politico e econômico  com a promoção das escolas como instituições voltadas à doutrinação e a imposição de obediência. Ao longo da história as escolas sempre tiveram um papel institucional num sistema de controle e coerção que mais tarde termina sendo absorvido pela educação superior. O ranking organizado pela Times Higher Education, há sete anos, publica  as 200 melhores universidades do mundo. São as universidades consideradas de classe mundial. Entre as 50 primeiras, 29 são universidades norte-americanas. Entre as dez primeiras, sete são dos EUA. Pontuação máxima foi para Harvard e a segunda é o Massachussetts Institute of Technology (MIT).  Nesse recorte vale refletir sobre a posição dos EUA que são o que são por representar a razão de uma lógica  belicosa da hegemonia do capital.  As universidades são meros instrumentos de sustentação do modelo econômico em curso. Em particular, Harvard é identificada como uma escola superior de governo que treina pessoas para governar o mundo, enquanto o MIT treina pessoas para fazer o mundo funcionar

UMA EDUCAÇÃO QUE BEIRA O CAOS - 3/4


Das safras de treinados resultaram as mais diversas personalidades, especialmente, no mundo da política. Lideranças mundiais que desenvolvem os conteúdos e comportamentos reforçados por essas academias que treinam futuros governantes e operadores de governo. A ação do presidente dos EUA quando declara como foi a estratégia que levou a cabo o assassinato de um dos líderes da Al-Qaeda denunciado por atos terroristas contra os EUA, recebe aplausos de parte do mundo. A outra parte, espantada, reflete esse desenho de morte sobre a democracia, perscruta a legitimidade da ação e em que nível ela concorre para preparar as nações para avançar em questões tão delicadas como: a autonomia dos povos, a integração e a solidariedade entre os povos, o respeito mútuo e uma  economia voltada para a felicidade humana. 

UMA EDUCAÇÃO QUE BEIRA O CAOS - 4/4


 Afinar interesses é medir o tamanho do poder que se quer poder. Lição número um dos líderes dos EUA. Assim sendo penso que o escrito milenar, intitulado A Arte da Guerra de autoria de Sun Tzu, ao longo da história da humanidade não escapa da sanha desses ditos interesses, que insistem numa atualização permanente sobre aqueles conteúdos, a culminar com a cultura de caos e destruição do planeta.     

terça-feira, 15 de março de 2011

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO JAPÃO



Elegância, beleza e dignidade em meio à dor. Por mais trágico que tenha sido este final de semana para o Japão, precisamos ter em mente que um povo que sobreviveu a duas bombas atômicas e construiu uma das maiores economias do planeta, possui força interior suficiente para reerguer-se dessa nova tragédia. A imagem que precisamos cultivar desse admirável país é muito bem expressa pela majestade do Monte Fuji, cuja beleza e tranquilidade tem nos inspirado por séculos. Desejamos expressar a nossa mais profunda solidariedade à"Terra do Sol Nascente" e à colônia japonesa no Brasil. Força,Japão!
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Mais informações: http://www.br.emb-japan.go.jp/ (Embaixada do Japão no Brasil)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO DA SEMANA - POR CHE GUEVARA

"Deixe dizer-lhe, com o risco de parecer ridículo, que o revolucionário verdadeiro está guiado por grandes sentimentos de amor. É impossível pensar num revolucionário autêntico sem esta qualidade. Quiçá seja um dos grandes dramas do dirigente(...) Nessas condições, há que se ter uma grande dose de humanidade, uma grande dose de sentido da justiça e de verdade para não caírmos em extremos dogmáticos, em escolasticismos frios, no isolamento das massas. Todos os dias temos que lutar para que esse amor à humanidade vivente se transforme em fatos concretos, em atos que sirvam de exemplo, de mobilização."
"Deixe dizer-lhe, com o risco de parecer ridículo, que o revolucionário verdadeiro está guiado por grandes sentimentos de amor. É impossível pensar num revolucionário autêntico sem esta qualidade. Quiçá seja um dos grandes dramas do dirigente(...) Nessas condições, há que se ter uma grande dose de humanidade, uma grande dose de sentido da justiça e de verdade para não caírmos em extremos dogmáticos, em escolasticismos frios, no isolamento das massas. Todos os dias temos que lutar para que esse amor à humanidade vivente se transforme em fatos concretos, em atos que sirvam de exemplo, de mobilização."
"Deixe dizer-lhe, com o risco de parecer ridículo, que o revolucionário verdadeiro está guiado por grandes sentimentos de amor. É impossível pensar num revolucionário autêntico sem esta qualidade. Quiçá seja um dos grandes dramas do dirigente(...) Nessas condições, há que se ter uma grande dose de humanidade, uma grande dose de sentido da justiça e de verdade para não caírmos em extremos dogmáticos, em escolasticismos frios, no isolamento das massas. Todos os dias temos que lutar para que esse amor à humanidade vivente se transforme em fatos concretos, em atos que sirvam de exemplo, de mobilização."
"Deixe dizer-lhe, com o risco de parecer ridículo, que o revolucionário verdadeiro está guiado por grandes sentimentos de amor. É impossível pensar num revolucionário autêntico sem esta qualidade. Quiçá seja um dos grandes dramas do dirigente(...) Nessas condições, há que se ter uma grande dose de humanidade, uma grande dose de sentido da justiça e de verdade para não caírmos em extremos dogmáticos, em escolasticismos frios, no isolamento das massas. Todos os dias temos que lutar para que esse amor à humanidade vivente se transforme em fatos concretos, em atos que sirvam de exemplo, de mobilização."